A Padroeira
A Padroeira

Explicação sobre a imagem de Nossa Senhora da Saúde

                  A imagem de Nossa Senhora da Saúde venerada na Igreja Basílica de Poços de Caldas é sim diferente das demais imagens que encontra-se nos mais diversos lugares sob o mesmo título de Senhora da Saúde. A imagem original, que está na sacristia, foi doada pelo português João de Souza Belém , em 1887, que veio a Poços de Caldas para se tratar de reumatismo e doenças de pele.  O tratamento obteve sucesso através das águas sulfurosas. Voltando a Portugal, ele envia ao médico da vila Dr. Pedro Sanches, uma imagem da padroeira executada por um exímio santeiro lusitano, pintada e dourada a fogo. A imagem que está exposta para o culto dos fiéis, no altar principal, é uma fac símile, esculpida em madeira, na cidade do Rio de Janeiro, a pedido de Mons. Geraldo Magela do Amaral Teixeira e abençoada em 1950, na data da proclamação do dogma da Assunção de Maria pelo Papa Pio XII.

              A Virgem da Saúde, ou Saúde dos Enfermos, traz em sua imagem dois sinais que devem nos encorajar para vencermos os males físicos, espirituais e emocionais. São eles: uma cruz no peito e uma palma na mão. O primeiro é a razão de Maria ter ganho o título de “Saúde dos Enfermos”. A cruz no peito nos fala de sua plena e total identificação ao mistério da encarnação, vida, Paixão, morte e ressurreição de Jesus. Fala-nos também, do primeiro dogma mariano, Mãe de Deus. Por isso a cruz em seu peito. Ela convida-nos, quando de nossas enfermidades, a unirmo-nos à paixão redentora de Jesus.

            E a palma na mão? É símbolo de vitória. Maria passou vitoriosa sobre o pecado e a morte. Em relação à palma podemos associar dois dogmas marianos: Imaculada Conceição e Assunção ao céu. Maria, desde a sua concepção foi preservada do pecado original, a pior doença e enfermidade de um cristão. Assunta aos céus de corpo e alma, não sendo dominada pela morte, consequência do pecado, o mal não vencido, que nos domina; pecado, doença não curada, que em Maria não deixou sua marca.

            Podemos também, ao falar da palma que a imagem de Nossa Senhora da Saúde traz em sua mão direita, estar correlacionada ao texto bíblico de Apocalipse 7, 9 que diz: “a multidão de pé, diante do trono e do Cordeiro vestiam túnicas brancas e traziam palmas nas mãos”. O primeiro que esteve morto e vive para sempre, nos precede aguarda-nos junto do Pai, é Jesus. Depois d’Ele, ninguém melhor do que Maria, modelo de Igreja e de discipulado, a nos preceder na caminhada terrena, intercedendo pelas curas e buscando a vida junto do Pai. 

Pe. Francisco Carlos Pereira
Pároco da Basílica Nossa Senhora da Saúde, 05/05/2020, XXII ano de ordenação presbiteral. 

FONTE: MEGALE, N.B. Memórias históricas de Poços de Caldas. Poços de Caldas, Sulmineira, 2002. (2ª ed.). p.92

 
 
 
 

Copyright © Basílica Nossa Senhora da Saúde. Todos os direitos reservados